Logo do siteSilhueta da face do Maujor seguida do texto Maujor o dinossauro das CSS

Menu hamburger Três barras horizontais na cor laranja destinadas a ser clicada para abrir o menu menu do site

Você está no BLOG do Maujor. IR PARA O SITE

WaSPedia

Publicado em: 2006-03-31 — 9.061 visualizacoes         

O Alexandre Gomes Gaigalas criou e administra a WaSPedia.

A WaSPedia é um projeto colaborativo que reune conteúdo livre sobre Padrões Web.
O acrônimo “WaS” foi inspirado no acrônimo “WaSP”, originalmente utilizado pelo Web Standards Project (em inglês). A palavra “wasp” também significa “vespa”, que remete-se ao fato do Web Standards Project ser um pequeno grupo “atormentando” (buzz) grandes companhias para implementar os padrões web.

Logo WaSPedia

O Logo da WaSPedia é baseado na idéia cooperativa. Acredita-se que as formigas (que vivem em comunidade) tenham se originado à partir das vespas (que vivem em bandos). O propósito da WaSPedia é justamente criar uma comunidade que possa compartilhar mais informações do que somente um “bando”.

Qualquer pessoa pode editar artigos na WaSPedia clicando no link “Editar”, presente em todas as páginas do portal.

O Projeto foi iniciado em 29 de Março de 2006.

Fui convidado a participar do Projeto e lá estarei presente divulgando as Web Standards em mais um canal de comunicação com meus leitores.

O selinho Selo WaSPediano que coloquei no Blog e no meu site, identifica um colaborador do Projeto.
Convido você a visitar a WaSPedia.

[ atualizações: ]

2007-06-21:
O Alexandre desativou a Waspedia por falta de acessos (ou seria de colaboradores?). É uma pena que mais uma iniciativa no sentido de divulgar as Web Standards tenha resultado infrutífera. Contudo a mim embora lamentando o fato, não me surpreendo. É mais uma iniciativa bem intencionada e pertinente a ruir por falta de colaboração.

Quer criar algo que motive e chame muitos colaboradores e “escribas” ?
Crie uma lista de discussão com a clara intenção de criticar tudo e todos.
Basta dar uma passada por algumas das listas de discussão tupiniquins para se deparar com a incrível quantidade de “experts” e “doutores” nas mais variadas áreas da Web, despejando um rosário diário de regras e opiniões a respeito de quase tudo e na maioria das vezes em tom de crítica não construtiva, com ilações teóricas e colocações que não agregam absolutamente nada, cujo objetivo único é o de alardear “eu sou o cara, eu sou o bom, eu sou o tal”, numa clara demonstração de imaturidade e insegurança.
Que bom seria se este pessoal trouxesse algo de útil, colocando seu conhecimento (que em geral não é desprezível) a disposição daqueles que se dispõem ao saber, escrevendo para uma Waspedia ou colaborando com artigos e tutoriais nos sites relacionados.

Eu que fui um entusiasta e ativo colaborador desde a primeira hora, lamento caro Alexandre o triste fim do projeto que nasceu do teu entusiamo e vontade de compartilhar.

Livros do Maujor

Desenvolvimento com Padrões Web? Adquira os livros do Maujor
Clique a "capinha" para visitar o site do livro.

capa livro jQuery   capa livro ajaxjQuery   capa livro css   capa livro html   capa livro javascript   capa livro html5   capa livro css3   capa livro jQuery Mobile   capa livro jQuery UI   capa livro SVG   capa livro RWD   capa livro foundation   capa livro HTML5 e CSS3   capa livro Bootstrap3   capa livro Sass e Compass

Esta matéria foi publicada em: 2006-03-31 (sexta-feira). Subscreva o feed RSS 2.0 para comentários.
Comente abaixo, ou link para http://www.maujor.com/blog/2006/03/31/waspedia/trackback no seu site.

4 comentários na matéria: “WaSPedia”

  1. André Sam!No Gravatar disse:

    Interessante

  2. Acorda pra Web! » O Fórum Tableless Morreu disse:

    […] Há um tempo atrás surgiu a WaSPedia, um wiki sobre Padrões da Web no formato de enciclopédia. Ela ainda está ativa e todos que tiverem dúvidas sobre Padrões da Web podem deixar sua questão por lá. […]

  3. farley rangelNo Gravatar disse:

    Já estou no projeto! Gostei muito da idéia que faz um gênero que aprecio muito. O selinho eu já peguei pra colocar no meu site também.

  4. Felipe RanieriNo Gravatar disse:

    Bastante interessante.
    Ontem mesmo estive comentando com colegas da faculdade sobre a falta de grupos bem organizados e verdadeiramente ativos.
    Com certeza a WasPedia será uma referência para mim.

    Abraços Maujor.

Comentário:





Teclar "Enter" cria um novo parágrafo. Teclar "Shift + Enter" causa uma quebra de linha.

Subscribe without commenting

topo