Logo do siteSilhueta da face do Maujor seguida do texto Maujor o dinossauro das CSS

Menu hamburger Três barras horizontais na cor laranja destinadas a ser clicada para abrir o menu menu do site

Introdução à biblioteca jQuery

Publicado em: 2008-10-22 — 48.477 visualizacoes

O que é jQuery?

Capa do livro jQuery do Maujor
No dia 22 de agosto de 2005 John Resig, um desenvolvedor americano profundo conhecedor de JavaScript, autor do livro Pro JavaScript Techniques , membro da Corporação Mozilla e graduado em ciência da computação no Rochester Institute of Technology, escreveu em seu blog um artigo relatando sua frustração com a maneira verbosa de se escrever JavaScript para obter os resultados pretendidos.

Aproximadamente cinco meses após a publicação do artigo, John Resig apresentou publicamente os resultados de seus estudos que visavam a simplificar a criação com aquela linguagem. Os resultados foram apresentados em uma palestra intitulada “jQuery a nova onda para JavaScript“, proferida no BarCampNYC – Wrap Up realizado no dia 14 de janeiro de 2006. Ali nasceu a biblioteca.

O próprio John Resing define sua criação assim:

O foco principal da biblioteca jQuery é a simplicidade. Por que submeter os desenvolvedores ao martírio de escrever longos e complexos códigos para criar simples efeitos?

E, sem dúvida, ele estava em um momento de rara inspiração quando assim definiu, pois soube resumir muito bem jQuery. Uma maneira simples e fácil de escrever JavaScript colocada ao alcance não só de programadores experientes como também de designers e desenvolvedores com pouco conhecimento de programação.

Quanto custa jQuery?

jQuery é uma biblioteca JavaScript disponibilizada como software livre e aberto, cujo emprego e uso é regido segundo as regras de licença estabelecidas pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology e pelo GPL – GNU General Public License. Isto, resumidamente, significa que você pode usar a biblioteca gratuitamente tanto em desenvolvimento de projetos pessoais como comerciais. Para maiores detalhes sobre estes tipos de licença consulte os seguintes endereços na internet:

E muito difícil o aprendizado de jQuery?

A mesma filosofia que norteou a criação da biblioteca — simplificar tarefas complexas — aplica-se ao seu aprendizado. Com pouquíssimo tempo de estudo você estará apto a desenvolver animações e criar interações de alto impacto visual, sem necessidade de intríncados e complexos scripts.

Os primeiros resultados são conseguidos com pouco aprendizado, contudo como as possibilidades de emprego da biblioteca não se limitam a criar animações e interações simples, o domínio do assunto somente virá com mais tempo de estudo. Contudo, mesmo em fase avançada, a curva de aprendizado cresce muito mais rapidamente do que aquela para o aprendizado das técnicas avançaadas de JavaScript.

Como pré-requisitos para estudo de jQuery você deverá ter um razoável conhecimento da sintaxe básica de JavaScript e um sólido entendimento dos seletores CSS2.1 e dos seletores CSS3. A sintaxe da biblioteca fundamenta-se nestes seletores.

Afinal, o que significa biblioteca jQuery?

Sem entrar em considerações teóricas mais profundas e usando uma linguagem despida de caráter técnico, a biblioteca jQuery se resume a um arquivo JavaScript gravado com a típica extensão .js cuja função é simplificar a sintaxe JavaScript.

Veja dois exemplos de simplificação:

Sintaxe JavaScript Sintaxe jQuery
document.getElementsByTagName("p") $("p")
document.getElementById(“um”).setAttribute(“class”, “cor”) $("#um").attr("class", "cor")

Alerta: A sintaxe jQuery é própria, contudo no desenvolvimento com seu uso você pode usar a sintaxe formal JavaScript sempre que necessário. Por exemplo: Não existe uma sintaxe jQuery específica para um pop-up de alerta, mas você pode usar o seu conhecido alert("mensagem de alerta").

Quais as vantagens de usar jQuery?

As principais vantagens do uso de jQuery sobre JavaScript tradicional são:

  • Acesso direto a qualquer componente do DOM, ou seja, não há necessidade de várias linhas de código para acessar determinados pontos no DOM.
  • O uso de regras de estilo não sofre qualquer tipo de limitação devido as inconsistências dos navegadores. Mesmo os seletores CSS3 podem ser usados sem qualquer restrição.
  • Manipulação de conteúdos, sem limitações, com algumas poucas linhas de código.
  • Suporte para toda a gama de eventos de interação com o usuário sem limitações impostas pelos navegadores.
  • Possibilidade de inserir uma grande variedade de efeitos de animação com uma simples linha de código.
  • Uso simplificado e sem restrições com AJAX e linguagens de programação, como PHP e ASP.
  • Simplificação na criação de scripts.
  • Emprego cross-browser.

Onde eu consigo o arquivo da biblioteca jQuery?

A atual biblioteca está na sua versão 1.2.6 e é fornecida em três formatos:

jquery-1.2.6.js
Trata-se de um arquivo JavaScript comentado e com espaçamento entre as linhas do código. Seu tamanho é de 97.8 KB
Foi criado com a finalidade de poder ser facilmente lido e entendido por quem se disponha a estudá-lo com qualquer finalidade.
Download em: http://code.google.com/p/jqueryjs/downloads/detail?name=jquery-1.2.6.js
jquery-1.2.6.min.js
Trata-se do mesmo arquivo JavaScript no qual foram retirados todos os espaçamento do código. Seu tamanho é de 54.5 KB
é uma versão mais compacta que a versão anterior e é a recomendada para uso em desenvolvimento e hospedagem definitiva para o site no ar. Use esta versão nos seus projetos.
Download em: http://code.google.com/p/jqueryjs/downloads/detail?name=jquery-1.2.6.min.js
jquery-1.2.6.pack.js
Trata-se do arquivo JavaScript compactado com uma ferramenta de compressão de código JavaScript. O processo de compressão torna o código ilegível para humanos. Seu tamanho é de 30.3 KB
Embora com tamanho menor que o da versão mini o tempo de carregamento desta versão acaba sendo praticamente igual, pois há que se computar o tempo de descompressão quando o usuário recebe a página. Esta versão tem a desvantagem em relação à anterior de não ir para o cache, tendo que ser carregada novamente toda vez que o usuário volta ao site. Outra desvantagem que desaconselha seu uso é o fato de que o processo de descompressão pode, eventualmente, ser imperfeito, introduzindo bugs não existentes na versão sem compressão ou na compacta. A não ser que você tenha uma boa justificativa para usá-la, não use-a.
Download em: http://code.google.com/p/jqueryjs/downloads/detail?name=jquery-1.2.6.pack.js

Como eu instalo a biblioteca jQuery?

A biblioteca jQuery não requer instalação. Por se tratar de um arquivo JavaScript formal, basta que você crie um link para o arquivo, na seção head do documento onde o script irá rodar, tal como faz com qualquer arquivo JavaScript tradicional.

Supondo que você fez o download e descompactou a versão mini da biblioteca, crie o link como mostrado a seguir:

<head>
...
<script type="text/javascript" src="../jquery-1.2.6.mini.js"></script>
</head>
...

Já criei um documento lincado à biblioteca e agora?

Na próxima matéria daremos os primeiros passos no desenvolvimento com jQuery, estudando os métodos para seleção de elementos no DOM e como interferir com suas propriedades de estilização e apresentação.
Até lá!

Livro jQuery do Maujor ♦ Novo! ♦

Será lançado no próximo mês de novembro o livro JQuery – A biblioteca do programador JavaScript de autoria do Maurício Samy Silva. Ver sumário do livro…

Desenvolvimento com Padrões Web? Adquira os livros do Maujor
Visite o site dos livros.

Esta matéria foi publicada em: 2008-10-22 (quarta-feira). Subscreva o feed RSS 2.0 para comentários.
Comente abaixo, ou link para https://www.maujor.com/blog/2008/10/22/introducao-a-biblioteca-jquery/trackback no seu site.

35 comentários na matéria: “Introdução à biblioteca jQuery”

  1. Edvaldo de Melo SilvaNo Gravatar disse:

    É fascinante seu livro como também todo o conteúdo do seu site.
    A forma de aprender coisas novas e muito rapidamente, é incrível.
    O conteúdo do livro sobre a biblioteca jQuery, é pra lá de interessante e dá vontade de aplicar os conhecimentos de imediato.
    Vale a pena. O mundo para os desenvolvedores continua fantástico, basta ter boa vontade, paciência e perseverança.

  2. Qual arquivo da biblioteca jQuery devo utilizar? | LeoCaseiro disse:

    […] compactado(Packed), por achar que carregaria mais rápido, afinal é o menor(30.3KB). Mas, o dinossauro do CSS(Maujor) explica que por ser um arquivo compactado, demora para ser interpretado. E ainda por cima, ele não fica […]

  3. Flávio LeonardoNo Gravatar disse:

    Tive a oportunidade de adquir seu primeiro livro, gostei e aprendi bastante,mencionando tambem que sou visitante assiduo do seu site sobre CSS. Assim que tiver com mais tempo livre vou pegar um pra mim. Sucesso pra você.

  4. DaniloNo Gravatar disse:

    Parabéns pelo artigo,
    Em poucas linhas traz uma introdução abrangente com tudo o que existe de interessante para quem está iniciando em jQuery.

    Parabéns !

  5. Labs » Blog Archive » [Dicas-L] - jQuery - A Biblioteca do Programador JavaScript disse:

    […] Quer saber mais sobre jQuery? Leia o artigo do autor: Introdução à Biblioteca jQuery (http://www.maujor.com/blog/2008/10/22/introducao-a-biblioteca-jquery/). […]

  6. jQuery - A Biblioteca do Programador JavaScript « Mundo Linux disse:

    […] Quer saber mais sobre jQuery? Leia o artigo do autor: Introdução à Biblioteca jQuery (http://www.maujor.com/blog/2008/10/22/introducao-a-biblioteca-jquery/). Postado em 1. […]

  7. Blog Contagia - Artigos sobre XHTML, CSS, jQuery, PHP e Padrões Web » Introdução ao jQuery disse:

    […] Baboseiras a parte, como o “Dinossauro das CSS” Maurício Samy explica muito bem neste artigo, a jQuery é uma biblioteca que simplifica (e muito) a vida de programadores Javascript. […]

  8. wendelNo Gravatar disse:

    Poooo sem Ajax não dá…
    Q pena !
    Desanimei.. hehe
    Mas parabéns pelo livro !

  9. MaujorNo Gravatar disse:

    O livro vai ser vendido no Encontro de TI por um preço especial de lançamento.
    Eu estarei no encontro em SP e no Rio para bater um papo com vocês e autografar o livro.
    Se você não puder ir ao encontro confira os preços de pré-venda nas livrarias, nos links existente no site do livro.

  10. Marcelo CostaNo Gravatar disse:

    Maurício, bom dia!
    Estou ansioso para comprar seu livro sobre Jquery, quando foi lançado o livro sobre CSS você disponibilizou um cupom de desconto para o leitores do seu blog/site neste livro você também está disponibilizando estes cupons?
    Parabéns pelo ótimo trabalho e contribuição com ótimo material para a comunidade brasileira.

    Grato,
    Marcelo Costa

  11. Edy SeguraNo Gravatar disse:

    Esse livro do Maujor sobre JQuery vai ser MARA!!!!!
    Tenho o livro de CSS e HTML agora vou comprar também do JQuery!

  12. CherubiniNo Gravatar disse:

    Não vejo a hora do livro chegar,ja faz algum tempo que uso o JQuery, mas nada melhor q uma biblioteca propria na mão.Otimo trabalho Maujor,mas ta demorando muito para sair!rs

  13. thiagoNo Gravatar disse:

    aaaaaaaaaaaaaaa lança logo o livroooo =//
    rsss

    abc´ss parabéns pelo belíssimo trabalho

  14. Marcio MisumiNo Gravatar disse:

    Nossa muito boa a notícia do livro. Já faz um tempo que estou a procura de um livro sobre o jQuery. Um exemplar já é meu…
    Parabéns pela iniciativa Maurício, tenho a certeza que ajudará muitas pessoas. Já vou divulgar o livro em meu blog e entre meus cologas de trabalho.
    Abraço.

  15. MaujorNo Gravatar disse:

    Já temos a pré-venda do livro on-line.
    Consulte os endereços no site do livro.

  16. Gabriel Carlini VieiraNo Gravatar disse:

    ótimo artigo explicativo. Estou aguardando o livro.

    Parabéns, Abraço !

  17. Bruno MacacoNo Gravatar disse:

    Bom que dá pra juntar mais grana.

  18. MaujorNo Gravatar disse:

    O livro deverá ser lançado na última semana de novembro.

  19. Bruno MacacoNo Gravatar disse:

    Não vejo a hora desse livro ser lançado, todo dia eu vou lá no site da Novatec pra ver se já saiu, mas até agora nada…. Deu uma bela explicação sobre jQuery e seu funcionamento. Muito bom :]

  20. Alex BatistaNo Gravatar disse:

    Parabéns pela iniciativa! Comprei o livro jQuery in Action, pois era o único indicado pela empresa, vou comprar também esse seu livro. Tenho os últimos dois livros seu e é claro, não posso deixar de mencionar a boa didática aplicada. Parabéns mais uma vez pelos trabalhos.

    Um forte abraço

  21. Qual arquivo da biblioteca jQuery devo utilizar? | LeoCaseiro disse:

    […] Já utilizo a biblioteca do Framework em JavaScript jQuery ha algum tempo. Sempre utilizei o arquivo compactado(Packed), por achar que carregaria mais rápido, afinal é o menor(30.3KB). Mas, o dinossauro do CSS(Maujor) explica que por ser um arquivo compactado, demora para ser interpretado. E ainda por cima, ele não fica armazenado em cache. […]

  22. ThiagoNo Gravatar disse:

    Cara, muito bom seu blog. Algumas dicas foram muito boas para fazer o meu blog: http://www.thiagodearagao.com.br

    abs

  23. Adriano RosaNo Gravatar disse:

    Maujor, muito interessante este artigo, de forma clara podemos aprofundar o conhecimento da library JQuery,
    Aguardo anciosamente o lançamento do livro!

    um abraço

  24. rascunho » Blog Archive » links for 2008-11-02 disse:

    […] Tutoriais CSS | Web Standards | Acessibilidade | Tableless (tags: http://www.maujor.com 2008 mes10 dia2 jQuery livro book blog_post) […]

  25. Magaiver F de OliveiraNo Gravatar disse:

    Bah mais um livro
    só estou esperando o lançamento dele
    ja tenho os seus dois livros
    que são ÓTIMOS
    mais me diz uma coisa quando sera o lançamento???

    ABRAÇOS

  26. Ewaldo QuintNo Gravatar disse:

    Boa Noite Maurício,

    virei seu fã depois de ler o livro de css, e agora aguardo com muita anciedade o seu novo livro sobre Jquery.
    Aprendi muito com seu livro de css.

    Abração e sucesso!

  27. Antonio SouzaNo Gravatar disse:

    Quando será lançado o livro?

  28. LiaNo Gravatar disse:

    nossa eu vou ter uma prateleira só com livros seus!! rs

  29. Felipe PletsNo Gravatar disse:

    Ótima noticia, a do seu livro Maujor, parabéns por estar incentivando e contribuindo com o desenvolvimento da web.

  30. Valdir Silveira JuniorNo Gravatar disse:

    Parabéns Maurício, já acompanho seu trabalho há muito tempo e certamente comprarei o seu livro de JQuery.

    Grande Abraço

  31. GuilhermeNo Gravatar disse:

    Muito bom saber que estará saindo mais conteúdo sobre jQuery, biblioteca que utilizo há um bom tempo.
    Nós estamos fazendo uma série de vídeos sobre jQuery lá no blog: http://www.screencaster.com.br/tag/jquery/ , caso alguém queira dar uma olhada 😉

    []’s

  32. LeoCaseiroNo Gravatar disse:

    Impressionante! Eu sempre achei que o melhor arquivo para utilizar o jQuery era é o pack. E acabei de descobrir que não vale a pena.
    O que mais será que estou fazendo de errado? Com certeza comprarei o livro.

    Abs

  33. Carlos EduardoNo Gravatar disse:

    Excelente introdução e, claro, ótima notícia vermos que você lançará mais um livro.

    E isso coincide totalmente com o meu início na biblioteca e, realmente, é impressionante o que o pessoal conseguiu fazer com ela.

    Parabéns pela iniciativa!

  34. RafaelNo Gravatar disse:

    Caramba, eu nem sabia que você já estava no 3º livro!
    Mas vou comprar.

    Parabéns!

  35. Pedro RogérioNo Gravatar disse:

    Meus parabéns Maurício, com certeza estarei adiquirindo o livro assim que for lançado.

Comentário:





Teclar "Enter" cria um novo parágrafo. Teclar "Shift + Enter" causa uma quebra de linha.

Subscribe without commenting

topo