Categories: html5todas

HTML é a nova HTML5

O blog do WHATWG (o grupo de trabalho que desenvolve a HTML5) publicou há dois dias uma matéria assinada por Ian Hickson, editor da HTML5, intitulada “HTML is the new HTML5”.

O teor da matéria agitou estrondosamente a comunidade internacional interessada na HTML5 e a esmagadora maioria dos comentários, não só na matéria como também em blogs relacionados, em um primeiro momento, oscilou entre a perplexidade e a indignação.

Ponderações que vão desde a perda de uma referência para desenvolver com uso da HTML até sugestões sarcásticas como nomear a novidade de DHTML espoucaram aqui e ali.

Mas afinal o que causou tanta agitação e protesto?
Vamos examinar o que foi dito na matéria e tirar nossas próprias conclusões.

Prazos iniciais

A matéria começa lembrando que em 2009 o WHATWG anunciou que a especificação para a HTML estava caminhando para o estágio de “Last Call” e que o objetivo era finalizar a especificação em 2011 e publicar um “snapshot” da HTML5 em 2012.

Nota: O modelo de desenvolvimento dos documentos do W3C prevê 5 fases distintas. Last Call Working Draft que foi citada na matéria é a fase final da fase Working Draft (rascunho de trabalho) que por sua vez é a primeira fase do processo.
A fase Last Call é aquela em que o rascunho de trabalho é enviado para ser revisto e comentado pelos Grupos do W3C e pelo público em geral em um prazo determinado que à principio é de três semanas, podendo ser dilatado.
A fase seguinte é a de Candidata a Recomendação. O termo publicar um “snapshot”, citado na matéria, refere-se a publicação da especificação no estágio em que ela se encontra em determinado momento. No caso tendo terminado a fase de Last Call e no ano de 2012, possivelmente já como Candidata a Recomendação.

A matéria continua, afirmando que logo após ter sido estabelecida a meta descrita o WHATWG se deu conta de que a demanda por implementação de novas funcionalidades ainda era muito grande e assim era necessário que se continuasse o trabalho de manutenção da HTML e implementação de novas funcionalidades e não era o momento de se chamar a especificação de HTML5.

Em consequencia dessa constatação o WHATWG estava naquele momento alterando o seu modelo de desenvolvimento no qual não havia qualquer sentido em se atribuir uma versão para a tecnologia em desenvolvimento e que a partir de então em lugar de uma especificação o WHATWG passaria a desenvolver um documento dinâmico atualizando-o à medida que a tecnologia fosse evoluindo.

No parágrafo seguinte em uma frase curtíssima o WHATWG anuncia que face ao interesse na publicação de um snapshot da HTML5 o W3C continuaria o trabalho na HTML5 em conjunto com o WHATWG.

Duas mudanças

A matéria do blog anuncia que duas mudanças estavam sendo introduzidas nos trabalhos do WHATWG.

1. A especificação da HTML5 a partir de agora passa a se chamar simplesmente HTML e sua URL passa a ser http://whatwg.org/html e em paralelo continua o trabalho de manutenção das Web Applications 1.0 que contempla a HTML e várias APIs relacionadas como Web Storage, Web Workers e Server-Sent Events.

2. A especificação HTML do WHATWG pode ser agora considerada uma Standard dinâmica mais madura que qualquer versão da HTML e assim não há sentido em chamá-la de rascunho. Não mais será seguido o modelo de especificação em desenvolvimento com suas chamadas para comentários, chamadas para implementações e assim por diante.

O fecho

O parágrafo que fecha a matéria afirma que o WHATWG, na prática, vem trabalhando assim há muito tempo e que a intenção era mudar de HTML5 para HTML no ano passado, mas isso não foi feito porque o termo HTML5 era muito usado.

Hoje HTML5 é usado basicamente para significar qualquer tecnologia relacionada com Web-Standard, então, chegou a hora de mudar.

Para você refletir

  1. Você acha que o WHATWG que surgiu por insatisfação com o modelo do W3C “jogou a toalha”? Tipo é fácil criticar, difícil é fazer?
  2. A HTML5 não morreu, isso é um fato. Vai ser desenvolvida segundo o modelo do W3C. Na sua opinião isso é bom ou ruim?
  3. Você considera que a existência de um documento dinâmico de desenvolvimento será capaz de polarizar a atenção da comunidade tal como a HTML5?
  4. Como desenvolvedor o que mais interessa à você na prática? A especificação da HTML5 pelo W3C ou o documento dinâmico do WHATWG?
  5. Você ficou satisfeito com as mudanças na filosofia de desenvolvimento da HTML?
Maujor

View Comments

  • O foco do artigo é um pouco outro, mas só pra acrescentar ao comentário do Kinrpg, que li mais recentemente.

    O negócio é o seguinte: você não coloca o melhor motor do mundo em todas as carrocerias. Mas talvez você vai querê-lo num fórmula 1 ou num carro de luxo. Hoje, HTML5 é tecnologia de ponta e pode sim ser aplicado para situações específicas onde tirar-se há proveito dos seus novos recursos. Não é (e talvez não será) pra todos. E para as outras situações que continua existindo e valendo o HTML 4, XHTML 1 e CSS 2.1. Assim como existem os motores 1.0, 2.0 e etc. Um pra cada carroceria, público e necessidade.

    Mesmo quando HTML5 for recomendação, talvez não seja a melhor opção pra todos os projetos. Enfim, é necessário deixarmos de ser xiitas e entender melhor os contextos que envolvem o desenvolvimento de um site (UX: usabilidade, DI, AI, usabilidade, interoperabilidade, etc).

  • Eu acredito no seguinte. HTML5 é uma ferramenta que veio sim com muita coisa forte. Mas de que adianta o melhor motor do mundo se os carros não são adaptados para recebelos. Eu estava fazendo sites em HTML5 para alguns clientes para testar a nova tecnologia, mas as gambiarras que tem de fazer para que ele se torne compativél a todos...

    Voltei a usar html e css2, pelo menos por enquanto. Mesmo com scripts como do do google, ainda não é funcional. Uma vez que os fabricantes de navegadores não seguem um padrão.

  • Não tem jeito o HTML5 está aí para ficar o resto é como falaram dor de cotovelo mesmo.

  • WHATWG ??? WTF ???

    é dor de cotovelo da W3C

    nunca tinha ouvido falar nessa WHATWG

    pra mim é papo furado.

    Da-lhê HMTL5

  • Gostaria de deixar aqui os meus parabéns pelo excelente blog e também fazer uma sugestão: a de publicar uma postagem aqui informando sobre a existencia do "Portal das Video Aulas", um site que reuni diversas video-aulas gratuitas, que vão desde aulas de inglês, até como tocar violão... com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento no Brasil. O endereço do site é http://www.portaldasvideoaulas.com.br
    Obrigado!

  • Então a logo do HTML 5 lançada pela W3C, não deverá ser utilizada??

  • Não acredito MESMO que o HTML(5) irá perder sua credibilidade por este ato.

    Lendo o texto original, entendi que esta foi uma forma de separar um pouco a bagunça que estava sendo feita com o HTML5. Muitas tecnologias "misturadas" e não necessariamente tão semelhantes, abaixo de um mesmo nome.

    Por isso a própria especificação da WHATWG eliminou alguns itens que agora só fazem parte da W3C, deixando o (agora) HTML mais claro e específico para quem trabalha com Web Standards.

    Para mim foi uma atitude extremamente louvável e, pelo contrário, não jogaram a toalha. Só encontraram uma forma de tentar arrumar essa bagunça toda!

Share
Published by
Maujor

Recent Posts

Teste seu conhecimento #20

Em 2006 comecei a publicar nesse blog uma série de desafios CSS que consistiam em…

7 anos ago

Teste seu conhecimento #19

Há muito tempo que eu não publico um "Teste seu conhecimento". Esta semana, revendo algumas…

9 anos ago

JavaScript bubbling e capturing

Introdução Elementos da marcação HTML podem ser aninhados uns dentro de outros, criando-se uma cadeia…

10 anos ago

HTML5 – W3C versus WHATWG

HTML5? Web universal? É comum eu me deparar com dúvidas sobre a HTML5 não só…

10 anos ago

Seria esse o futuro das imagens responsivas?

Quem é Tab Atkins Jr? Tab Atkins Jr, um desenvolvedor americano, trabalhou durante muitos anos…

10 anos ago

BrazilJS Conf 2013

Pessoal, a BrazilJS Conf 2013 disponibilizou para o Maujor cupons de desconto para serem oferecidos…

11 anos ago