Categories: html5todas

HTML5 – Usar ou não usar?

Há mais de uma década, nenhum assunto relacionado ao desenvolvimento web aberto despertou na comunidade envolvida tanto interesse e polarização do que a criação da HTML5. Com respeito a introdução de novas tecnologias de desenvolvimento estabeleceu-se naturalmente um padrão geral de comportamento consistindo de ampla discussão pública, invariavelmente limitada a um grupo de abnegados colaboradores, das novas implementações e expectativa ou mesmo indiferença da maioria que limita-se a esperar o lançamento final da nova versão para começar a usar.
Quantos de vocês usam, em projetos para clientes, versões alfa ou beta de um software em fase de desenvolvimento? E, quantos usam-nas com qualquer outra finalidade, mesmo testes?

A HTML5 alterou esse comportamento quase que passivo e é seguro afirmar-se que qualquer desenvolvedor ou aspirante a desenvolvedor está “antenado” no que vem acontecendo com a HTML5.

Você já refletiu a razão dessa mudança de comportamento da comunidade de desenvolvedores web? Ou entrou “na onda” da HTML5 sem questioná-la? Já refletiu sobre as consequências do uso da HTML5 hoje? Ou vai usar porque desenvolver com (X)HTML está ultrapassado e você é moderno?

Todos esses questionamentos eu já me fiz e cheguei a algumas conclusões, que obviamente não são necessariamente as verdadeiras, mas que compartilho com meus leitores para discussão e aprofundamento das questões.

Acredito que o maior responsável pela mudança de comportamento da comunidade é o fato de os navegadores atuais estarem oferecendo suporte para algumas poucas funcionalidades da HTML5. Uns mais outros menos, uns aqui outros ali. Não tenho dúvidas de que desenvolver usando um DOCTYPE, super amigável, como é o da HTML5 (você sabe, de cor, escrever qualquer um dos DOCTYPEs para (X)HTML? e o da HTML5?) e mais algumas novas tags, sustentadas por JavaScript, é tentador e dá a sensação de “desenvolvimento moderno” (Será?).

Qual é a verdadeira utilidade de funcionalidades criadas para serem suportadas nativamente pelos agentes de usuários dependerem exclusivamente de scripts para funcionar. Bugs e “gambiarras” (detesto esse termo) sempre existiram e continuarão a existir, mas convenhamos, praticamente tudo de HTML5 depende de script para funcionar nesse ou naquele navegador.

A especificação para a HTML5 está na fase de rascunho de trabalho e como dito na primeira linha do cabeçalho da especificação: “…ainda em desenvolvimento”.

Você considera que é seguro desenvolver um site para seu cliente usando uma tecnologia ainda em desenvolvimento? Pois é, a maioria das novas implementações da HTML5 ainda estão em fases de testes e muitas delas sequer atingiram um consenso mínimo para implementação. Novos elementos e atributos aparecem e desaparecem em resposta aos anseios da comunidade.

Em janeiro de 2000 o W3C decretou:
A HTML4 encerra um ciclo e não teremos mais versões da HTML. – O futuro da Web é a XHTML..
Essa afirmação virou uma espécie de mantra repetido exaustivamente até dezembro de 2006. Foram seis anos martelando na cabeça de todo desenvolvedor que o futuro da web era a XHTML.

Tim Berners-Lee diretor do W3C em press-release intitulado “O W3C retoma as atividades da HTML” publicado no dia 07 de março de 2007 afirmou:

O W3C reconhecendo a importância de um fórum para tratar do desenvolvimento das tecnologias relacionadas aos conteúdos da Web convida os fabricantes de navegadores, desenvolvedores de aplicações e projetistas de conteúdos a participar do esforço de criação do projeto para a próxima versão do HTML, juntando-se ao recém criado Grupo de Trabalho do W3C para HTML.

Em 02 de julho de 2009 foi dito:

Hoje o Diretor do W3C anunciou que não será renovada a diretriz de trabalho do Grupo de Trabalho da XHTML 2 que vencerá no final de 2009.

Estava decretada a morte da boa XHTML. Será? No passado foi decretada a morte da HTML. E, no futuro? Eu, possivelmente como você, também acredito na HTML5. Afinal passei seis anos acreditando na XHTML.

E você? O que acha? Sua contribuição é importante e bem-vinda nos comentários da matéria.

Maujor

View Comments

  • Acredito que sim!

    Assim como também acreditei no XHTML, ainda mais agora com a maioria dos navegadores atualizados, IE9, FF, Opera e Chorme já rodam o HTML5.

    Com as bibliotecas em javascript para facilitar esta nossa "migração" do HTML para HTML5, já facilitaram e muito o desenvolvimento de um site em HTML5. Ex o Modernirz.

    Em questão de SEO é excelente o HTML5!

    Sejamos Pacientes, com belos e feitos e animações com HTML5 e CSS3, pois ainda existem boa parte do usuários acessando com IE¨6, 7, 8

    Espero que não demore muito para estes IE sumirem no espaço!

  • Como o André mencionou, O HTML 5 é muito bom tambem para o processo de SEO.

    Alguém já viu videos em HTML 5? é Demais

  • HTML5 é muito importante para otimização de sites. Ele define as partes (Blocos) e um site, como: Topo, Conteúdo, rodapé, etc.

    Para o Google, a parte mais importante de um site é o conteúdo, e usando o HTML5 ou XHTML é possível indicar a DIV conteúdo

    Dica, é necessário utilizar os termos em inglês para o Google identificar os blocos (header - content - footer).

    Abraço

  • Esta semana estava conversando com o meu chefe sobre isso, como vamos pensar em html 5 se ainda temos que nos preocupar com o compatibilidade de css para as versões do IE. Até que se tenha uma uniformidade compatível com todos as versões de browsers. Para se ter uma ideia, alguns de nossos usuários ainda usam IE6, então é complicado utilizarmos novas tecnologias.

  • Então, esse ano comecei meus estudos sobre HTML em geral, leio com frequencia o site do maujor, em relação ao HTML5, acho que ainda nao é hora de usa-lo, é tudo questão de tempo, nao adianta querer fazer um site para meia duzia de pessoas, até que estas estejam totalmente por dentro do assunto, digo, até que estas entrem nessa nova teacnologia, até que elas possam ver e desfrutar desses novos recursos leva um pouco de tempo, mas isso nao impede nós, amantes dessa nova e fantástica versão,que possamos desfrutao e aprender , pois enta, é a versão a versão do futuro!!! com diz Maujor xD.

  • Muito boa mesmo a materia
    o bom seria compartilhar experiencias entre os desenvolvedores web
    para saber os pros e os contras dessa nova tecnologia

  • Olá,

    Maujor, desta vez eu, respeitosamente, discordo. Logo eu, que aprendi tanto com você. Mas é que acho que já dá pra desenvolver em HTML5. E estas são as minhas razões.

    1. As especificações do HTML5 são um trabalho "em andamento", como você mesmo destacou. E vão continuar sendo. A absorção dos navegadores destas especificações vão se dar ao longo do tempo. Este tipo de desenvolvimento em módulos não é feito para que os desenvolvedores esperem pelo final, mas que vão aderindo na medida em que os browsers incorporarem suas principais regras.

    2. Em algumas tags, o HTML5 já tem boa aceitação nas principais versões dos principais navegadores. E além disto, existem javascripts para garantir a compatibilidade com versões mais antigas, como o Modernizr.

    http://caramboladigital.com.br/blog/?p=412

    Já estou começando a construir os sites dos meus clientes em HTML5, e CSS3, tomando o cuidado, é claro, para usar tags que já são bem aceitas.

    um abraço

    Rui Alão

Share
Published by
Maujor

Recent Posts

Teste seu conhecimento #20

Em 2006 comecei a publicar nesse blog uma série de desafios CSS que consistiam em…

7 anos ago

Teste seu conhecimento #19

Há muito tempo que eu não publico um "Teste seu conhecimento". Esta semana, revendo algumas…

9 anos ago

JavaScript bubbling e capturing

Introdução Elementos da marcação HTML podem ser aninhados uns dentro de outros, criando-se uma cadeia…

10 anos ago

HTML5 – W3C versus WHATWG

HTML5? Web universal? É comum eu me deparar com dúvidas sobre a HTML5 não só…

10 anos ago

Seria esse o futuro das imagens responsivas?

Quem é Tab Atkins Jr? Tab Atkins Jr, um desenvolvedor americano, trabalhou durante muitos anos…

10 anos ago

BrazilJS Conf 2013

Pessoal, a BrazilJS Conf 2013 disponibilizou para o Maujor cupons de desconto para serem oferecidos…

11 anos ago