Logo do siteSilhueta da face do Maujor seguida do texto Maujor o dinossauro das CSS

Menu hamburger Três barras horizontais na cor laranja destinadas a ser clicada para abrir o menu menu do site

Você está no BLOG do Maujor. IR PARA O SITE

HTML5 – W3C versus WHATWG

Publicado em: 2014-08-5 — 39.048 visualizacoes

dois pugilistas lutando box ilustram a luta pela html5 entre w3c e whatwg

HTML5? Web universal?

É comum eu me deparar com dúvidas sobre a HTML5 não só em fóruns e listas de discussão, mas também em conversas com meus amigos desenvolvedores em eventos, que muitas vezes têm sua explicação relacionada com a filosofia de desenvolvimento da linguagem.

É um assunto interessante e curioso que vale uma reflexão, por isso escrevi essa matéria.

A filosofia de desenvolvimento de especificações do W3C prevê que uma especificação passe por uma série de estágios não necessariamente finais, pois pode haver volta a um estágio anterior, até que a especificação atinja o status de Recomendação do W3C, do qual não haverá mais volta pois este é o estágio final e definitivo. O processo inicia-se novamente para uma próxima versão da especificação.

A WHATWG adota a filosofia de desenvolvimento da especificação sem o objetivo de alcançar uma versão final. O processo é contínuo e sempre direcionado para a tecnologia sem a necessidade de rotular cada estágio com um número, pois há somente um estágio, o atual.

Essa diferença de abordagem gerou confusão no processo de desenvolvimento da HTML, pois hoje temos um documento que descreve o desenvolvimento da especificação para a HTML5 e outro para a HTML5.1 no site do W3C e um documento que descreve o desenvolvimento da especificação para a HTML no site do WHATWG.

Para melhor entender o acabamos de dizer leia a seguir, em tradução livre, duas afirmações (http://kwz.me/wT) retiradas do documento para as especificações HTML do WHATWG.

O termo “HTML5” é um buzzword para designar as modernas tecnologias para web, muitas das quais (não todas) são desenvolvidas pelo WHATWG. Este documento é dedicado a uma destas tecnologias; outros estão disponíveis e estão relacionados no índice das especificações do WHATWG (http://kwz.me/wm).

Fica claro que para o WHATWG a HTML5 é muito mais que uma versão da HTML, é sim um conjunto de tecnologias, tais como, DOM, Fullscreen, Web Sockets, WebGL, Storage etc. ao contrário do que considera o W3C com sua filosofia de especificação versionada e finalizada para a HTML.

Embora nós já tenhamos pedido para eles pararem com essa prática, o W3C continua publicando algumas partes da nossa especificação como uma especificação separada. Existem inúmeras diferenças entre estas especificações e as especificações do W3C; umas pequenas, outras significativas. Infelizmente não há, em lugar algum, um documento listando as diferenças, assim não há como saber quais diferenças são propositais e quais não são.

Sobre esta citação deixo por conta do leitor concluir o que fica claro, mas aponto um exemplo das diferenças citadas: para o W3C o elemento hgroup não existe e obviamente não consta da sua especificação ao passo que para o WHATWG aquele elemento consta da especificação (http://kwz.me/wo) em toda sua glória.

Hoje (agosto/2014), a especificação para a HTML5 encontra-se na fase de Candidata a Recomendação e as funcionalidades da linguagem devem ser estudadas baseando-se naquele documento hospedado no site do W3C em http://kwz.me/ws.

Já existe um Rascunho do Editor do W3C que possivelmente será elevado ao status de Rascunho de Trabalho para as especificações da HTML5.1, possivelmente a próxima versão da HTML. O documento encontra-se hospedado no site do W3C em http://kwz.me/ws.

O WHATWG continua desenvolvendo a HTML, mas como dito anteriormente para aquele Grupo de Trabalho não existe mais uma versão. A especificação encontra-se hospedada no site do WHATWG em http://kwz.me/wa.

Será que um dia vão fazer as pazes?
O que você pensa a respeito? Comente.

Desenvolvimento com Padrões Web? Adquira os livros do Maujor
Visite o site dos livros.

Esta matéria foi publicada em: 2014-08-5 (terça-feira). Subscreva o feed RSS 2.0 para comentários.
Comente abaixo, ou link para https://www.maujor.com/blog/2014/08/05/html5-w3c-versus-whatwg/trackback no seu site.

6 comentários na matéria: “HTML5 – W3C versus WHATWG”

  1. EltonNo Gravatar disse:

    A explicação é muito esclarecedora, nossas tecnologias sempre são bem vindas, mas tem que se avaliar o custo beneficio.

  2. Criar site DFNo Gravatar disse:

    Utilizo HTML há anos e de fato, ele revolucionou a criação de páginas na internet, sendo possível desenvolver até mesmo APPS por meio dele. Eu pelo menos amo o HTML. A única coisa que me preocupa é: será que um dia se tornará obsoleto?:O

    Punk ter que aprender outra linguagem do 0, rsrs

  3. SEONo Gravatar disse:

    Manterei o arroz com feijão

  4. Consulta CPF BrasilNo Gravatar disse:

    Sou da mesma ideia que o amigo acima, vou continuar com o meu HTML comum pois não acredito que a WHATWG possa bater o W3C ou melhor, oferecer serviços mais completos para nós.

    Att,
    Luiza / Equipe Consulta CPF Brasil

  5. wishclubNo Gravatar disse:

    por enquanto eu vou ficar com o html de costume, porque eu sou um pouco inexperiente para avançar novas tecnologias, mas aprendi muito com a sua explicação. obrigado.

  6. Gabriel MendonçaNo Gravatar disse:

    Muito interessante, não sabia que havia essa discussão. Concordo plenamente com a whatwg. Quando falamos em html5, não pensamos mais apenas na marcação e sim em todas essas tecnologias, canvas, DOM, etc… Isso me lembra bastante a evolução do PHP que de um conjunto de tecnologias para web se tornou uma linguagem. Me parece que o html5 é o contrário, de uma simples linguagem de marcação, para um rico conjunto de tecnologias.

Comentário:





Teclar "Enter" cria um novo parágrafo. Teclar "Shift + Enter" causa uma quebra de linha.

Subscribe without commenting

topo