Paleta de Brewer para deficiências com cores

A paleta de Brewer é devida a Cynthia Brewer, uma pesquisadora da Universidade do estado da Pensilvânia. As pesquisas de Brewer resultaram na criação de mapas de cores capazes de serem lidos e entendidos por portadores deficiências para cores (cegueira cromática).

Nós sugerimos a adoção da paleta de Brewer para determinar as cores a usar em uma página web nos locais onde conteúdos com cores diferentes estão próximos ou superpostos e se deseja acessibilidade para portadores de deficiências com cores. Um exemplo típico de tais locais são as barras de navegação (nas quais ocorre a proximidade de áreas de seleção) e em documentos extensos com muitos níveis de cabeçalhos (nos quais são usadas cores como um recurso adicional para diferenciar os diferentes níveis).

A paleta de Brewer fornece duas categorias de informações:

Se você pretende diferenciar inequivocamente dois itens, você pode usar um dos pares de cores. Se você pretende diferenciar um conjunto de itens relacionados, você pode usar o escalonamento de cores.

A seguir temos uma listagem de pares de cores e escalonamento de cores cujo uso é seguro para servir ├ás pessoas com deficiências para cores e cujos nomes de cores não suscitam qualquer dúvida.

Nem todos os sites requerem um estudo específico com a finalidade de evitar confusão com a combinação de cores. Mas, se o seu site é um dos que requerem uma combinação segura use os pares de cores e o escalonamento de cores.


Histórico das versões

26 de fevereiro de 2008
Publicada a versão V1.0.

Créditos

Documento original
WCAG Samurai — http://wcagsamurai.org/
Traduzido por
Maurício Samy Silva — http://maujor.com

Você está aqui: WCAG SamuraiErrata → Paleta de Brewer para deficiências com cores