Nomeie classes semanticamente.

É prática comum adotar-se nomes para classes tais como, textoazul, ou bordavermelha. Uma maneira bem melhor de se nomear classes, é escolher nomes que lembrem a função do elemento HTML ao qual a classe é atribuida.

Bons nomes não mudam

Raciocine e considere o porquê determinada coisa deve ter tal aparência e não com que ela deve se parecer. Aparências podem mudar no futuro, mas as razões para se ter atribuido a aparência continuarão as mesmas.

Bons nomes
alerta, importante, imagensdownload e submenu são todos bons nomes. Eles descrevem o que os elementos representam, e parece que não mudarão no futuro. Um alerta será sempre um alerta, independentemente da aparência da página.
Maus nomes
borda4px, textoclaro e fundolegal são exemplos de maus nomes. Você poderá no futuro resolver aumentar a borda para 5px, ou o seu fundo legal poderá tornar-se horrível. Uma das vantagens das CSS é que você não precisa realizar grandes mudanças para alterar o visual do seu website. Se você tiver que mudar todos os textos claros para escuro e consequentemente ter que trocar todas as classes nomeadas textoclaro para textoescuro, no HTML de todas as páginas, é bastante provável que você cometa omissões.

Leitura complemantar


[ XHTML 1 ]
Created Date: 2004-03-08 by Sybren Stuvel
Last modified $Date: 2004/03/25 11:41:56 $ by $Author: dom $

Copyright © 2000-2003 W3C® (MIT, ERCIM, Keio), Todos os direitos reservados. São aplicáveis as disposições do W3C relativas a responsabilidades, marcas, uso de documentos e licenças de software. Sua interação com este site faz-se de acordo com nossa política pública e para Membros.