CSS para Web Design

A Web do Futuro

macetes e dicas por Maurício Samy Silva

Busca no Site powered by FreeFind

Orientações gerais

Esta página que você está visualizando foi desenvolvida para o Zen Garden do Maujor.

Um desafio, visando a estimular suas pesquisas, estudos, habilidades e interesse pelas CSS e que consiste no seguinte:

Você faz o download do código HTML e da CSS da página do tema padrão.

Constrói o seu layout para a página, modificando a vontade o arquivo CSS. Mas, nada, nada mesmo do código HTML deve ser modificado!

O HTML DA PÁGINA É INTOCÁVEL.

O foco exclusivo deste desafio são as Folhas de Estilo em Cascata e a finalidade deste trabalho, é a de expor o poder das CSS, no controle do layout. Assim, nada do HTML pode ser modificado.

Nos temas de visitantes, o conteúdo de todas as páginas é rigorosamente o mesmo, vale dizer não mudou-se o HTML. O visual veio da mudança nas CSS. Uma CSS para cada tema.

Aqui, proponho que você construa seu tema, envie-me os arquivos zipados (tema.css e imagens) e eu publico. Mostre sua habilidade com CSS e veja seu trabalho publicado juntamente com um link para seu e-mail ou HP.

Este desafio inspira-se no site "Zen-Garden"

Apresentação

O CSS para Web Design foi criado em agosto de 2003 por Maurício Samy Silva e é todo projetado com utilização de CSS - Cascading Style Sheet.

Finalidade

Minha motivaçâo maior ao projetar o site foi a de compartilhar com meus visitantes o resultado dos meus estudos e pesquisas sobre o assunto, proveniente quer de material extraido da própria Internet, quer de livros e literatura pertinentes, a maioria em língua inglesa.

Sou auto-ditada no assunto e continuo em fase de pesquisas e estudos. Assim sendo, tenho também a pretensão de através do site, abrir um canal de comunicação para troca de experiências e informações sobre o assunto, visto que a literatura disponível em língua portuguesa é bastante exígua e restrita. As técnicas de construção de páginas web com a utilização das CSS, obrigatoriamente terão que ser dominadas por tantos quanto queriam projetar a "Web do Futuro".

Estrutura do site

Este site não usa Tabelas para definir seu layout.

As técnicas CSS preconizam a utilização de tabelas somente para apresentação de dados tabulares. Assim, usar tabelas para montar layout, quer seja para compartimentar uma página em colunas e linhas, quer para posicionar elementos é uma prática que deverá ser abandonada pelo desenvolvedor web moderno.

Por que CSS

A grande vantagem do uso de CSS é a de separar a marcação HTML, da apresentação do design final. Em outras palavras vale dizer que HTML destina-se unicamente a estruturar o conteúdo ficando por conta das CSS toda a responsabilidade pela apresentação visual.

Assim, HTML marca textos, cabeçalhos, parágrafos, botões, forms, imagens etc..etc.. e CSS define cores, posicionamento na tela, estilos de linhas, bordas e toda a parte visual.

A combinação acima resulta em múltiplas vantagens e benefícios que não são conseguidos quando se utiliza o conceito baseado no uso de tabelas, hoje largamente empregado, para construção de web sites.

Imagine você projetar um site inteiro com uma marcação HTML única que seja navegável tanto em monitor de 1280x1024 quanto em uma telinha de 320x240 de um PDA. É fantástico e possível. Basta entregar à CSS a missão de acomodar o conteúdo na tela!

Algumas restrições ainda freiam o uso pleno geral e irrestrito de CSS na Web. As restrições são por conta da incapacidade dos browsers mais antigos dar suporte pleno à CSS. Com o passar do tempo a tendência é a de cair em desuso total os browsers antigos que não suportam ou mesmo suportam parcialmente CSS. Soma-se a favor da CSS a normatização que o W3C vem implementando sobre o assunto e o desejo dos fabricantes de se adequar àquelas normas. É uma questão de tempo!

O poder das CSS

Para ter uma idéia do poder das CSS no controle do layout recomendo visitar o "Zen-Garden". Trata-se de uma seção de um site, dedicada as CSS e onde especialistas do mundo todo expõem sua criatividade com as Folhas de Estilos e foi de lá que veio a inspiração para este desafio.

Visite o site e navegue por alguns trabalhos em exposição. Garanto que você vai se surpreender.