Tutorial Fireworks

Tutoriais por por Maurício Samy Silva

..: Tcnicas bsicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:..

::Objetivo::

Mostrar algumas técnicas básicas de uso da ferramenta Caneta (Pen-Tool).
Nesta primeira parte tratarei do emprego da ferramenta para construção , modificação e manipulação de polígonos. Desta forma trabalharemos com segmentos retos somente.


::A ferramenta::

Você acessa a ferramenta Caneta no menu de ícones do FW abrindo um sub menu contendo três ferramentas vetoriais, conforme mostrado a seguir:

menu de abertura da ferramenta caneta


::Exercício básico número 1::

Construção uma forma poligonal simples. Começaremos construindo um triângulo com lados e preenchimento coloridos.

  1. Abra um novo documento com tamanho de canvas (ou palco oun área de trabalho) de 600 x 600 pixels e escolha a cor branca #FFFFFF para o fundo;
  2. Escolha a cor vermelha #FF0000, para o traço menu de seleo da cor do trao e escolha a
    cor verde #00FF00 para o fundo menu de seleção da cor do fundo
  3. Pegue a ferramenta caneta conforme mostrado na figura do sub menu acima;
  4. Leve o ponteiro do mouse para cima do canvas e note que o ponteiro agora assumiu a forma de uma pena de caneta com uma pequena marca em forma de x (xis) abaixo e à direita;
  5. Coloque o ponteiro do mouse em um ponto próximo ao canto superior esquerdo de canvas e clique/solte. Note que ficou marcado um quadradinho azul em canvas e o xis do ponteiro transformou-se em um V de cabeça para baixo e levemente rotacionado;
  6. Leve o ponteiro do mouse para um ponto próximo ao canto superior direito de canvas. Note que agora o ponteiro do mouse não tem qualquer marca adicional (é somente a pena de caneta) e age como se tivesse um elástico na cor azul atado no ponto inicial clicado e na ponta da pena da caneta;
  7. Clique e solte a seguir leve o ponteiro do mouse para um ponto próximo ao meio de canvas e clique e solte. Note como aparece e desaparece a marca na pena e também como continua o efeito do "elástico" que eu descrevi acima.
  8. Agora leve o ponteiro do mouse para cima do primeiro ponto construido até que a marca na pena de caneta se transforme em um círculo e clique.
  9. Terminado.
    Importante:
    Vamos largar a ferramenta Caneta. Para isto clique na ferramenta de seleção do FW que é a seta branca do menu de ícones menu de seleção do FW e depois clique em um ponto qualquer no canvas.
  10. Você deve ter terminado com um belo triângulo de lados na cor vermelha e preenchido na cor verde. Se não ficou assim, faça tudo outra vez! :-).

    o triangulo construido

Nota: Os vértices do polígono são chamados de pontos de âncora.
Você pode selecionar o triângulo e mudar as cores do traço e do preenchimento. Experimente com algumas cores.


::Exercício básico número 2::

Edição de uma forma poligonal simples. Vamos agora aprender como excluir, adicionar e mover pontos de âncora em uma forma poligonal.

Usando o que você aprendeu, construa um polígono de sete lados (heptágono) como mostrado na figura a seguir:

um heptagono irregular

Selecione o polígono e faça o seguinte:

  1. Coloque o ponteiro do mouse sobre um ponto de âncora, clique, arraste até o centro e solte. Faça o mesmo com outro ponto de âncora e arraste para fora do polígono. Tecle Ctrl + Z duas vezes para desfazer as ações e recuperar a forma original. É assim que conseguimos modificar a posição dos pontos de âncora;
  2. Tendo voltado a forma original (lembre-se que Ctrl + Z - undo - desfaz o que foi feito) vamos colocar novos pontos de âncora na forma.
    Selecione o polígono. Pegue a ferramenta caneta e leve o ponteiro do mouse para cima de um dos lados. Observe que aparece um sinalzinho de + (mais) junto a pena da caneta, então clique sobre o lado para inserir um novo ponto de âncora. Faça o mesmo em outro lado. Ctrl + Z duas vezes, para voltar a forma original.
  3. Agora vamos retirar um ponto de âncora existente. Com a forma selecionada e tendo pegado a pena da caneta leve o ponteior do mouse para cima de uma âncora. Observe que aparece um sinalzinho de — (menos) junto a pena da caneta, então clique sobre a âncora para retirá-la. Faça o mesmo em outra âncora. Ctrl + Z duas vezes para voltar a forma original.

::Continuarei...::

Por hoje s! Pratique o que voc aprendeu sobre o uso da ferramenta caneta e no prximo tutorial ensinarei a construir e editar formas curvas.

Site criado em 22 de julho de 2004 por Maurcio Samy Silva Direitos de terceiros reservados 2004-2017.
Contedos no pertencentes a terceiros podem ser copiados vontade (crdito ser bem-vindo).
Powered by: Maujor ®