70 dicas para escrever CSS

Esta matéria é uma tradução do artigo 70 Expert Ideas For Better CSS Coding

Nem sempre é fácil desenvolver com CSS. Dependendo do seu conhecimento e experiência, desenvolver com CSS pode se tornar uma grande dor de cabeça, particularmente se você não tiver um sólido conhecimento de seletores. A criação de uma marcação semântica e apropriada é o primeiro passo no caminho do desenvolvimento de uma CSS tirando o máximo proveito de atributos e propriedades.

Fizemos uma análise dos mais interessantes e úteis truques, dicas, idéias, métodos, técnicas e soluções para codificação CSS e iremos mostrá-las nesta matéria. Acresentamos também algumas técnicas básicas que provavelmente você já conheça e até use nos seus projetos mas que às vezes, quando mais você precisa, não consegue encontrá-las com facilidade.

O resultado disto foi uma matéria mostrando mais de 70 dicas dos ‘experts’, para aumentar a eficiência do seu código CSS. No final da matéria forneço uma lista de links para artigos relacionados.

  • Em breve o autor publicá uma versão pdf em inglês desta matéria, (NT: se você estiver interessado inscreva-se nos RSS-feed do site do autor, para ser informado do lançamento).
  • Caso você esteja interessado leia também (em inglês) 53 CSS-Techniques You Couldn’t Live Without, mostrando algumas técnicas básicas CSS para você usar em seus projetos.
  • Digg esta matéria se você a considerou interessante.

Gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos a todos os designers que compartilham sua idéias, técnicas, métodos, conhecimento e experiência com seus leitores. Obrigado à você, à nós, aos codificadores, designers, desenvolvedores, arquitetos da informação, foi muito bem-vinda as informações por vocês compartilhadas.

1.1. Tarefa: Iniciando

Tendo criado o design gráfico, comece com uma página em branco. “Coloque nela o topo, a navegação, um conteúdo qualquer e um rodapé. Escreva a marcação HTML. A seguir crie sua CSS. Este é o caminho para as coisas funcionarem melhor.” [CSSing]

Limpar os estilos CSS . “Você pode eliminar a necessidade de especificar um valor para determinada propriedade, valendo-se do valor padrão para a propriedade. Alguns desenvolvedores preferem zerar oa valores de margin e padding de todos os elementos logo no início da CSS Global white space reset. Eis alguns links para consagrados autores e suas recomendações a respeito: Eric Meyer’s Global Reset, Christian Montoya’s initial CSS file, Mike Rundle’s initial CSS file, Ping Mag’s initial CSS file. [Roger Johansson]

Use uma folha de estilos mestre. “Um dos enganos mais comuns que eu tenho observado não só em principiantes como também em alguns desenvolvedores de nível intermediário é a não remoção da estilização padrão dos navegadores. A estilização padrão leva a diferenças na aparência do design em diferentes navegadores e não há motivo para xingar este ou aquele navegador. Ao codificar um web site você deve antes de mais nada, limpar os estilos padrão do navegador.” [Master Stylesheet: The Most Useful CSS Technique], [Ryan Parr]

Page 1 of 9 | Next page