Logo do siteSilhueta da face do Maujor seguida do texto Maujor o dinossauro das CSS

Menu hamburger Três barras horizontais na cor laranja destinadas a ser clicada para abrir o menu menu do site

O W3C retoma as atividades do HTML

Publicado em: 2007-03-7 — 27.620 visualizacoes

Desenvolvedores e fabricantes dão forma ao HTML do futuro

O W3C reconhecendo a importância de um fórum para tratar do desenvolvimento das tecnologias relacionadas aos conteúdos da Web convida os fabricantes de navegadores, desenvolvedores de aplicações e projetistas de conteúdos a participar do esforço de criação do projeto para a próxima versão do HTML, juntando-se ao recém criado Grupo de Trabalho do W3C para HTML. Basedo em sugestões de várias comunidades de design e de desevolvedores, tanto internas como externas ao Membros do W3C, o Consórcio W3C decidiu constituir o Grupo de Trabalho para conduzir os trabalhos de forma pública e solicitando a participação tanto dos Membros do W3C como daqueles que não são Membros ou fazem parte do W3C.

Tim Berners-Lee, diretor do W3C e inventor do HTML disse:

O HTML começou simples, com uma marcação estruturada, sem requisitos de licença e com o poder de estabelecer links para qualquer coisa. Foi esta simplicidade e caráter aberto que fez do HTML um tremendo e contínuo sucesso. … É tempo de revisar as normas e verificar o que pode ser feito para suprir as necessidades atuais da comunidade e fazer isto de modo efetivo, transparente e aberto, com a participação dos fabricantes de navegadores.

A evolução do HTML

Após a publicação do HTML 4 e seguindo as conclusões do Workshop 1998 o W3C focou na transformação do HTML em um formato baseado em XML chamado XHTML devido aos benefícios próprios do formato XML. A primeira recomendação XHTML completa foi publicada no início de 2000. Contudo devido ao maciço legado do conteúdo Web, baseado em variações do HTML, os fabricantes de navegadores começaram vagarosamente a adotar o XHTML. Isto resultou em pouca motivação para os desenvolvedores de conteúdos adotar o XHTML em seu ambiente tradicional de desenvolvimento. Expoentes das comunidades de desenvolvedores e de design apelaram ao W3C para a necessidade urgente de uma revisão dos seus compromissos com o HTML, acresentando novas funcionalidades (a começar com a Norma para HTML ) em uma maneira que seja consistente com as práticas da comunidade e ao mesmo tempo retro compatíveis. O W3C garantirá interoperabilidade através da implementação de suites de testes robustas e de serviços de validação para as futuras tecnologias e que estarão à disposição da comunidade.

O W3C com o forte suporte dos seus Membros e com mais recursos (tanto em pessoal como em hardware) tem o prazer de retomar os trabalhos para o HTML. O W3C modificou os Estatutos do Grupo de Trabalho do HTML com o propósito de permitir a efetiva participação dos fabricantes de navegadores, projetistas de aplicações e desenvolvedores de conteúdos, pois depende do trabalho conjunto destas pessoas, o sucesso do HTML do futuro.

O valor do XHTML

O XHTML provou seu valor em outros mercados como o mercado de dispositivos móveis, em aplicações empresariais, no lado do servidor e em um crescente número de aplicações Web tal como os software para Blogs. Por exemplo: O Grupo de Trabalho para Práticas Web para Dispositivos Móveis, incluiu o módulo XHTML Basic como uma pedra angular nas Boas Práticas para Web Móvel porque softwares rodando com memória reduzida suportam aquele módulo. O mercado para XML é vasto e está crescendo, assim o W3C definirá a sintaxe XML para o novo HTML como complemento a sintaxe HTML tradicional.

Um dos objetivos do XHTML 2.0 é manter sua estrutura o mais genérica possível utilizando as normas XML como XForms, XML Base, e XML Events, em lugar das funcionalidades do HTML que servem ao mesmo propósito. Estas escolhas de estrutura levam o XHTML 2.0 a ter uma identidade diferenciada do HTML. Com a criação do Grupo de Trabalho para o XHTML 2 o W3C continuará seu trabalho técnico nesta linguagem ao mesmo tempo em que considerará mudar sua denominação tornando mais evidente sua independência e importância no mercado.

Complementarmente ao novo Grupo de Trabalho para HTML e XHTML 2 o W3C tem o prazer de reativar o Grupo Coordenador de Hypertexto e criar o Grupo de Trabalho para Forms. O Grupo de Trabalho para Forms continuará seu trabalho na arquitetura de XForms que tem sido implementada generalizadamente em várias plataformas.

Sobre o Consórcio Wide Web [W3C]

O Consórcio Wide Web Consortium (W3C) é um consórcio internacional onde Organizações Membros, pessoal em tempo integral e o público em geral trabalham juntos para desenvolver Web standards. O W3C cumpre sua missão criando Web standards e normas de projeto que garantam o crescimento da Web a longo prazo. Mais de 400 organizações são Membros do consórcio. O W3C é gerenciado conjuntamento pelo Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT (MIT CSAIL) nos EUA,
o Consórcio Europeu de Pesquisas para Informática e Matemática (ERCIM) sediado na França e pela Universidade de Keio no Japão, possuindo ainda Escritórios ao redor do mundo. Para maiores informações consulte o site do W3C http://www.w3.org/

Nota: Esta matéria foi publicada no site do W3C em 07 de março de 2007 e foi traduzida por mim.
A tradução formal para este documento encontra-se em:
O W3C retoma as atividades do HTML.

Desenvolvimento com Padrões Web? Adquira os livros do Maujor
Visite o site dos livros.

Esta matéria foi publicada em: 2007-03-7 (quarta-feira). Subscreva o feed RSS 2.0 para comentários.
Comente abaixo, ou link para http://www.maujor.com/blog/2007/03/07/o-w3c-retoma-as-atividades-do-html/trackback no seu site.

Um comentário na matéria: “O W3C retoma as atividades do HTML”

  1. Carlos EduardoNo Gravatar disse:

    Interessante saber destas novas notícias!

    Há pouco tempo atrás, li vários posts comentando sobre uma certa “decadência” da W3C, por não estar se adequando às necessidades atuais e, principalmente, por parecer não se importar com as necessidades futuras, o que mais preocupava.

    Mas, pelo que parece, estão mudando este panorama, abrindo espaço para que todos possam contribuir para a melhoria dos projetos atuais e futuros.

Comentário:





Teclar "Enter" cria um novo parágrafo. Teclar "Shift + Enter" causa uma quebra de linha.

Subscribe without commenting

topo